O Que os Novos Consoles da Microsoft e da Sony Significam para o Wii U?

28-02-2013 16:35

 

Uma concentração renovada em jogos, melhorias com uma segunda tela e streaming serão características predominantes em consoles futuros. 

O Wii U fez o salto, ou será derrotado em seu próprio jogo?

Por Tim Biggs, no dia 27 de fevereiro de 2013, para o site Wii U Daily

 

O que a competição oferece

 

A Sony e a Microsoft se encontram em uma posição um pouco estranha agora em termos de como eles irão convencer seus consumidores que eles precisam de uma nova máquina. Primeiramente, um avanço não muito grande em tecnológica gráfica significa que não haverá um salto tão bem definido entre a geração atual e a próxima quanto houve entre o PS2 e o PS3.

Em segundo lugar, há o problema dos serviços. Muito do apelo dos consoles da atual geração tem sido seus serviços, o acesso a diferentes mídias e interação social. O Xbox 360 em particular tornou-se uma presença comum nas salas de estar de muitas pessoas, oferecendo televisão, esportes e filmes, assim como um complemento, total, em serviços de internet e interação social, além de todos os tipos de jogos, entregues digitalmente. Tudo isso não pode realmente ser aprimorado através de um novo hardware. De fato, podemos dizer que a vasta maioria dos novos consumidores que contribuíram para o crescimento do consumo da última geração foi de fato atraída pelas características que não precisam de iterações, sejam elas a ESPN no Xbox 360 ou o Wii Fit, no Wii.

Pessoas que compraram um novo console primeiramente por esses motivos não irão precisar de mais um novo console, não importa o que seja oferecido. Então, o que a Microsoft e a Sony oferecem que irá genuinamente vender unidades?

Bem, em primeiro lugar eles irão vender muito menos unidades do que todos esperam, pelo menos no começo. Assim como com o PS2, os consoles mais velhos irão, sem dúvida alguma, permanecer na ativa e terão suporte por muitos anos após o lançamento dos novos consoles, e com tantas pessoas tão confortáveis com seus 360’s, pode levar algum tempo para a coisa engrenar.

O Wii U tem sido bastante criticado por suas vendas estarem lentas demais, mas eu não ficaria surpreso de ver um fenômeno similar quando os outros dois consoles forem lançados. Dito isto, a Sony fincou sua bandeira no chão e exibiu partes de seu novo sistema, declarando (não equivocadamente), que o Playstation 4 irá retirar seu foco da mídia e conectividade e colocá-lo diretamente de volta nos jogos. Essa foi uma atitude inteligente, considerando que eu mencionei acima que qualquer pessoa não interessada em jogos provavelmente irá ficar com seu antigo console.

A Sony jogou uma tonelada de inovações técnicas e inteligência no Playstation 4. Seu processador x86 e estrutura parecida com a de um PC significam que os desenvolvedores poderão facilmente usá-lo como o principal console dessa geração ou que poderão realizar conversões de praticamente qualquer coisa do PC para o Playstation 4. Eles estão também oferecendo apoio total aos estúdios indies que distribuem seus próprios jogos. O tal “cloud gaming” terá um grande papel também, embora eu de fato sinta uma grande quantidade de ceticismo em relação à habilidade da companhia de realizar streaming de jogos na dimensão que eles sustentam que irão. Pra resumir, a Sony está entregando o poder nas mãos dos jogadores, e não apenas para os jogadores do PS3, mas para todos em geral.

 

Nada de Netflix, nada de Twitter, nada de esfregar um monte de serviços na sua cara. A Sony quer que você acredite que o PS4, assim como o Wii U, irá se concentrar em jogos.

 

Ainda falta muito pra vermos do Playstation 4, e virtualmente ainda falta tudo pra vermos do próximo Xbox, mas há algumas características que são óbvias. Um serviço online mais parecido com uma loja de aplicativos é obrigatório, por exemplo. A Nintendo falou muito disso antes do lançamento do Wii U também, afirmando que as indies iriam receber apoio completo para definir elas mesmo os preços de seus jogos. O eShop está caminhando, mas a Nintendo irá ter problemas se alguma das outras duas empresas tiver uma loja online cheia de jogos já no lançamento e prontas para receber montes de títulos menores toda semana. A Sony anunciou recentemente que todos os jogos de PS4 estariam disponíveis digitalmente, o que é outra similaridade com o Wii U, mas como alguns jogos do Playstation 4 passam de 60GB de tamanho, isso pode não ser uma vantagem tão grande assim. Assinaturas e programas de fidelidade também serão importantes. O Playstation Plus tornou-se um grande sucesso e continuará no PS4. A Microsoft seria esperta se acabasse com seu modelo de “cobrança para jogar online” e adotasse um programa de fidelidade similar. De qualquer maneira, o “free to play” irá amplamente substituir as demos de jogos, e conectividade social ainda terá um papel muito importante em ambos os consoles, então cada um deles visará construir sua própria base de consumidores fiéis.

No fim das contas, é justo dizer que a Nintendo sabia o que seria importante nessa geração quando eles projetaram o Wii U, e ele absolutamente tem o potencial para competir diretamente com os dois consoles futuros em muitos aspectos. Pode parecer que a Nintendo falhou em alcançar esse potencial nesses primeiros dias, mas a Nintendo não “colore dentro das linhas” exatamente, e sua estrutura facilitadora da interação social e serviço online pronto para as indies devem deslanchar a qualquer momento. A coisa mais importante para notar aqui é que a Nintendo não tem intenção de competir com os outros dois consoles diretamente como eles competem um com o outro, mas sim em ter a habilidade de assegurar seu apelo aos consumidores que querem apenas um console.

Podem os novos consoles melhorar a sorte do Wii U?

 

É um fato bem conhecido que estímulos dentro de uma indústria podem funcionar bem para companhias do outro lado do tabuleiro. Por exemplo, o lançamento de um novo iPad pode resultar em um aumento no interesse por tablets da Samsung. Poderia o lançamento de dois novos consoles resultar em mais vendas para o Wii U? Por um lado, o caso iPad VS. Android é bem diferente do caso Playstation VS. Xbox VS. Wii U, pois a Nintendo não está procurando oferecer uma alternativa aos dois outros consoles, que são mais poderosos. Como Shigeru Miyamoto uma vez disse, a companhia quer evitar que a indústria tenha “apenas um dinossauro feroz”, pois eles podem “lutar um contra o outro e acelerar suas próprias extinções.” A Nintendo visa um mercado onde a decisão de comprar um Wii U está completamente separada da decisão de comprar um Playstation 4 ou o Xbox da próxima geração. Por outro lado, todos os consoles ficam mesmo um do lado do outro nas estantes das lojas de departamento, e todos eles oferecem uma experiência em sua maior parte similar, e todos eles competem por atenção e pelo todo-poderoso dólar nas mãos dos consumidores.

Diretamente após a apresentação da Sony para o Playstation 4 semana passada, alguns analistas apontaram um acontecimento estranho nos valores das ações da Sony e da Nintendo. A reação imediata foi que as ações da Sony nos EUA e da Sony no Japão caíram de valor, enquanto as ações da Nintendo nos EUA e no Japão subiram de valor. A explicação mais popular para isso foi de que os acionistas não ficaram impressionados com a exibição da Sony, o que fez com que a confiança dos mesmos na habilidade da Nintendo em permanecer competitiva aumentasse. Eu pessoalmente acho que uma coisa levemente diferente está acontecendo, e eu rejeito a noção de que esse movimento nas ações seja de todo estranho, se absolutamente o for. Dê uma olhada nessa tabela comparando alguns dos momentos-chave na indústria dos jogos e o movimento simplificado entre as ações da Sony e da Nintendo:

 

O fato é que as ações com frequência caem seguindo um grande anúncio ou lançamento, principalmente porque as ações normalmente estão subindo devido à expectativa nas semanas e meses antes do evento (nesse caso, as ações da Sony nos EUA haviam subido respeitáveis 30% nos dois meses antes do anúncio), e então um pequeno ajuste negativo diretamente após o anúncio faz todo sentido. Mas e o aumento nas ações das companhias concorrentes? Porque a Sony ganhou após a demonstração do Wii remote durante a TGS em 2005? E porque a Nintendo subiu após o evento do PS4? Pra colocar de maneira simples, as pessoas sempre irão dar mais valor para algo desconhecido que para algo conhecido. Quando o Wii U é o único novo console no mercado e pode ser comparado apenas com novos consoles espectrais, excitantes e misteriosos, é natural que a máquina da Nintendo caia um pouco. Entretanto, uma vez que o PS4 da Sony começa a tomar forma física, o efeito começa a se reverter. Uma vez que a Sony e a Microsoft tenham lançado seus consoles e o Wii U não for mais comparado a máquinas imaginárias de proporções míticas que elas próprias nunca alcançarão, eu acho que provavelmente veremos as ações das companhias e as opiniões das pessoas ficarem mais equilibradas.

5 previsões de curto prazo

 

Então, tendo dito tudo isso, o que os próximos meses da febre da próxima geração irão trazer, e o que tudo isso vai significar para o Wii U?

- O próximo Xbox vai vir acompanhado de um novo Kinect e será fundamentalmente desenvolvido para realizar streaming para aplicativos de SmartGlass em smartphones e tablets. Isso significa que todos os três consoles terão motion-control, off-TV play e capacidade para multiplayer assimétrico local.

- O Wii U terá seu Virtual Console lançado assim que esse período de jogos introdutórios por 30 centavos tiver acabado, e pelo fim do ano haverá uma biblioteca decente de jogos clássicos e uma subseção inteira do eShop dedicada a jogos indie. Isso será uma tentativa consciente de combater os acervos digitais dos dois consoles que em breve serão lançados.

- À medida que as empresas de jogos passam mais tempo com os kits de desenvolvimento do Wii U, mais e mais jogos multiplataforma chegarão ao sistema, e enquanto os novos consoles serão mais poderosos que o Wii U, irá ficar claro que isso não é mais um problema tão grande como foi na era do Wii VS. Xbox 360 e PS3.

- O próximo Xbox não será tão concentrado em jogos como o Wii U e o PS4, e vai sofrer inicialmente com isso, como resultado.

- Uma vez que ambos novos consoles forem revelados, nós começaremos a ver muito menos negativismo em relação ao Wii U.

Façam suas próprias previsões nos comentários abaixo sobre como os próximos consoles irão afetar o Wii U.

 

Link para o artigo original: wiiudaily.com/2013/02/sony-consoles-wii-u/

Tópico: O Que os Novos Consoles da Microsoft e da Sony Significam para o Wii U?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário