10 RAZÕES PELAS QUAIS VIDEOGAMES SÃO BONS PRA VOCÊ! 2a. Parte

06-02-2013 14:13

Como prometido, a segunda parte da matéria. O link para a matéria original é este: 2ª. Parte: https://www.ign.com/articles/2013/01/21/5-more-reasons-video-games-are-actually-good-for-you

 

Crianças que Jogam Videogames são Mais Criativas!

Meninos e meninas que jogam videogames tendem a ser mais criativas, de acordo com descobertas da Universidade Estadual de Michigan. Os resultados da pesquisa sobre o assunto foram publicados em 2011, e eles atestavam que crianças que jogam videogames são mais criativas em tarefas como desenhar e escrever histórias.

A pesquisa envolveu 491 crianças de 12 anos, e avaliou a maneira com que as crianças utilizam diferentes formas de tecnologia. Foram medidos os usos gerais de computadores, da internet, de jogos de videogame, e o uso de telefones celulares. Também foi pedido aos participantes que indicassem seus jogos favoritos. No fim da pesquisa, foi atestado que o uso de celulares, internet e outras atividades não relacionadas com jogos não contribuem com a criatividade. Entretanto, independente do sexo, raça ou mesmo do tipo de jogo jogado pelos estudantes (violentos ou não), o estudo encontrou uma relação entre jogar videogames e o desenvolvimento de uma criatividade maior.

Entre os jogos favoritos dos participantes, estavam Super Smash Bros., Half-Life 2, e Big Mutha Truckers 2.

Os pesquisadores mediram a criatividade das crianças com o Teste Torrance de Criatividade Figural. O primeiro estímulo compreendia uma folha de papel branco que continha o desenho de uma figura oval no centro. As crianças deviam desenhar algo que compreendesse a figura oval, além de escrever uma história sobre o desenho. O segundo estímulo era uma figura de um elfo em frente a uma pequena poça d’água, olhando seu reflexo, e as crianças deviam fazer uma série de perguntas hipotéticas sobre ele.

Obviamente, as crianças que jogavam jogos de videogame se saíram muito melhor nesses testes, produzindo resultados com mais criatividade que aquelas que não jogam.

Não são apenas livros, afinal, que estimulam nossa imaginação.

 

Meninas que Jogam Videogames com o Papai são mais Felizes!

Em fevereiro de 2011, pesquisadores da Universidade Brigham Young, no estado americano de Utah, publicaram o resultado de um estudo sobre videogames e crianças entre 11 e 16 anos. Eles descobriram que meninas que jogavam videogames com um dos pais tinham melhor comportamento, tinham conexões mais fortes com suas famílias e, de maneira geral, tinham melhor saúde mental. O estudo envolveu 287 famílias com um filho adolescente.

Jogar com um dos pais não foi um fator estatisticamente significativo para os meninos, em qualquer um dos resultados medidos (comportamento positivo, agressão, conexões familiares, saúde mental), mas mostrou resultados positivos em relação às meninas (20% superior aos resultados obtidos com os meninos), normalmente quando essas jogavam com o pai.

“Estamos apostando que essa seja uma coisa típica ‘de pai e filha,’ porque muitas mães disseram sim quando lhes foi perguntado se elas jogavam videogames,” explicou Laura Padilla, co-autora do estudo. “Jogar em dupla é provavelmente um indicador de níveis mais altos de envolvimento.”

“Qualquer momento que você passe com seus filhos pode ser uma coisa positiva, especialmente se a atividade for do interesse da criança.”

Essas descobertas têm, entretanto, um fator crucial para seu entendimento: os jogos têm que ser apropriados à idade do jogador. Os pesquisadores descobriram que jogos indicados para maiores de idade enfraquecem o relacionamento estatístico entre jogar em dupla e conexão com a família.

 

É Melhor Jogar Videogames do que Assistir Televisão!

Bem, esse item não chega a ser surpreendente, dado o nível abissal da TV nesses últimos tempos. Até varrer a calçada é mais interessante que assistir TV...

Mesmo assim, vale revelar que pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland, em Brisbane, Austrália, recentemente descobriram que seria muito melhor para as crianças jogar videogame ao invés de assistir televisão.  Penny Sweetser, Daniel Johnson e Peta Wyeth, doutores atuantes do Laboratório de Pesquisa de Jogos e Interação da renomada instituição, investigaram a quantidade de tempo que as crianças gastam vendo televisão e DVDs em comparação ao uso de seus videogames e computadores.

Assistir televisão, de acordo com o Dr. Johnson, é uma experiência “passiva.” Videogames e Computadores são interativos, e pesquisas adicionais indicam que eles aumentam a autoestima, habilidades cognitivas e de solução de problemas e, em alguns casos, níveis de atividade física (como na série Wii Sports, que deixa qualquer um banhado em suor com suas atividades!).

“Há muitas reportagens negativas sobre os videogames, mas elas não são bem embasadas. Mesmo que haja resultados negativos, pesquisas mostram que eles acontecem com a minoria das pessoas,” disse o Dr. Johnson.

Dr. Sweetser aponta que o uso de computadores e videogames não devia ser classificado como fazendo parte do mesmo tipo de atividade que é assistir televisão, mas sim que essas atividades deviam ser divididas em duas categorias, de tempo passivo e ativo, em frente a uma tela, seja ela de TV ou de computador.

É por essas e outras que minha TV nem tem uma antena ligada nela. Só meu Blu-Ray, meu Game Cube, e meu Wii U. Só tenho contato com a TV quando viajo para a casa dos meus familiares para as festas de fim de ano, e esse pouco período de contato já é mais que suficiente para ratificar minha decisão (e meu desejo) de ficar bem longe da televisão.

 

Videogames Podem Ajudar Idosos a Evitar Quedas Sérias!

Uma pesquisa patrocinada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Etário na Irlanda sugere que usar videogames pode ajudar os idosos a melhorar seu equilíbrio e, como resultado, evitar quedas que, nessa faixa etária, podem ser fatais.

Infelizmente, para aqueles que ficaram cheios de ideias mirabolantes de ensinar a vovó a jogar Battlefield 3, não é qualquer jogo que serve para tanto. Foi um jogo de Wii, que fazia uso do acessório “balance board,” desenvolvido especialmente para o projeto, que obteve resultados positivos.

Os pesquisadores da Universidade Queen de Belfast (em conjunção com o Trinity College de Dublin) testaram os jogos em pacientes idosos de Dublin e Belfast, e descobriram que aqueles que jogavam o jogo mostraram maior equilíbrio do que aqueles que não jogaram.

 

 

 

 

 

Jogadores Cooperativos são Menos Agressivos!

Um estudo realizado em Ohio sugere que jogar jogos de videogame cooperativos pode estar ligado a um comportamento mais amistoso no relacionamento pós-partida.

Depois de partidas de jogos multiplayer, incluindo Halo 2 e Unreal Tournament 3, tanto em modos cooperativos e competitivos, foi realizado um simples exercício de trocas, onde os jogadores deviam compartilhar moedas uns com os outros, ou simplesmente guardar todas para si. Moedas compartilhadas dobravam de valor, e o estudo descobriu que depois que as pessoas haviam jogado cooperativamente, elas também cooperavam nesse exercício.

Esses resultados são interessantes porque eles contradizem as afirmações de que os jogos de videogame estimulam a agressividade.

David Ewoldsen, Professor de Comunicação da OSU, disse que essas descobertas ilustraram que, quando avaliando a associação feita entre jogos de videogame e violência, “não é o conteúdo do jogo que importa, mas sim como ele é jogado.” De acordo com Ewoldsen, o conceito para o estudo veio parcialmente da experiência de assistir seus filhos jogando videogames.

“Quando eu assistia meus filhos jogando cooperativamente, eu percebia que depois o ambiente ficava muito mais positivo que quando eles jogavam um contra o outro,” porque, segundo ele, depois de jogar competitivamente, as crianças passavam “metade do tempo brigando.”

“E, no fim das contas, a conclusão a que a ideia nos levou foi a de decidirmos o que tinha um efeito maior, cooperar com uma pessoa de verdade ou matar uma criatura virtual? E eu sempre pensei que comportamento cooperativo com uma pessoa de verdade supera aquele relativo a matar uma criatura virtual.”

Pena que em Super Mario Kart não dá pra jogar em times! Quem sabe assim eu não teria vontade de matar meus amigos depois que eles jogam um casco azul em mim, ha 5 metros da linha de chegada, me fazendo chegar em último?

 

Bem, espero que tenha sido divertido e instrutivo ler esses artigos. Me diverti traduzindo-os, então espero que aqueles que leram tenham se divertido também.

Tópico: 10 RAZÕES PELAS QUAIS VIDEOGAMES SÃO BONS PRA VOCÊ! 2a. Parte

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário